quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A arte de escrever

Há algum tempo venho pensando na possibilidade de criar um blog, a oportunidade de ter um espaço onde podemos registrar devaneios, idéias, pensamentos, críticas - positivas ou negativas independente de qualquer pressão - e, acima de tudo, onde podemos trocar opiniões com os amigos - os inimigos não são bem-vindos, mas, terão os seus posts (se é que haverá algum) publicados, o espaço é democrático. Esse é o texto inaugural, espero poder postar ao menos uma vez por semana, escrever sobre todo e qualquer assunto, futebol, política, religião, comportamento, mídia entre outros. Nesse primeiro post, vou me aventurar na árdua tarefa de explicar o que é escrever pra mim. Pablo Neruda, que só fui conhecer através da canção do Chico “Devolva o Neruda que você me tomou e nunca leu” certa vez disse que: Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias. Ele tinha razão, no entanto, esqueceu de dizer que as idéias são fundamentais. Fico pensando no cronista que enxerga texto e narração em tudo, em qualquer situação. Outro dia me peguei as gargalhadas lendo um texto de um sujeito que descrevia suas aventuras na infância e a descoberta do sexo oral. Muitos têm o riso fácil e outros têm o texto fácil. Darcy Ribeiro, grande intelectual brasileiro certa vez disse: "escrever é ter algo a dizer". Não consigo  apenas uma definição sobre o ato. Me arrisco a dizer que escrever é refletir, desabafar, rir, trocar idéias com a consciência, questionar, lembrar, rever, mudar, aprender, iluminar, chocar, transgredir, afrontar, redimir... Lêdo Ivo jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta brasileiro, definiu os que escrevem assim: "Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se perpetuar nos manuais de literatura ou conquistar posições e honrarias. Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever." Não tenho a pretensão de ser o melhor, escrever para mim  é um ato de liberdade.


E pra você, o que é escrever? Comente.

3 comentários:

Talita disse...

Amigão querido! Parabéns pelo blog! Adorei!

Saudades do meu amigo nerd,rsrs

Beijos!

André Braga disse...

Escrever...? Acho que é um ato solitário, em que você estimula amente com idéias até que ela ejacule palavras, depois você as combina, recombina e descombina novamente, quando formarem um (ou alguns) sentido, está pronto.

Acho que é isso...

Unknown disse...

Muito bom o blog...

As palavras até surgem na cabeça...só que não consigo passá-las para o papel...então... amo ler!!!!