domingo, 28 de março de 2010

O Rei e Eu - Musical encanta


No último sábado recebi um presente  maravilhoso: dois convites para assistir a estréia  do musical “O Rei e Eu” e gostei muito do espetáculo. A orquestra com 22 músicos somada ao figurino -  rico em detalhes - ,  a iluminação delicada e precisa que consegue imprimir dramaticidade em cada cena, impressionam e são uns dos muitos atrativos da montagem e  nos mostra o cuidado e a competência da produção. Mas o ponto alto são os atores, com destaque especial para Claudia Netto que - sem cair no estereótipo -  interpreta uma  inglesa, a educadora Anna Leonowens (26 de novembro de 1831–19 de janeiro de 1915) uma Mulher cheia de covicções e humor sutil , porém não menos inteligente. Com sua voz afinadíssima e presença brilhante de palco, Claudia canta e encanta. Tuca Andrada está bem no papel de Rei do Sião e  as crianças  mostram  grande  carisma e profissionalismo. Outros destaques são o  maestro Jamil Maluf e  Luciana Bueno, cantora lírica que interpreta a personagem Lady Thiang, uma das protagonistas. Apesar de ter sido escrito há mais de 50 anos, o tema se mostra atual  (o que é característica dos grandes textos): Um rei bárbaro e tirano contrata uma professora estrangeira para ensinar inglês aos filhos, com maestria e personalidade a educadora se torna uma referência para as crianças e leva o rei a  grandes dúvidas existenciais. O musical nos remete - entre outras muitas questões -   a refletir sobre a grande força que possui  o educador, que com preparo e ferramentas adequadas pode se tornar em um grande agente transformador.


SINOPSE

Após os premiados sucessos de público e crítica My Fair Lady e West Side Story a Takla Produções prepara a sua mais grandiosa montagem de um musical: O Rei e Eu, de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, a dupla mais genial da era de ouro do teatro musical americano, criadores de sucessos como South Pacific, A Noviça Rebelde,Carousel e Oklahoma!
O Rei e Eu conta a história do poderoso e carismático Rei do Sião, atual Tailândia, que tinha dezenas de esposas e mais de setenta filhos, e de Anna, professora inglesa contratada para ensinar inglês e um pouco da cultura ocidental aos príncipes e princesas. Charmosa e voluntariosa, Anna passa por sérias dificuldades com as diferenças entre a cultura inglesa e a oriental, mas mesmo assim impõe suas idéias e suas posições, e aprende a compreender e aceitar as cultura e as tradições siamesas, tornando-se parte desta imensa família real, com muito humor, amor, diálogos maravilhosos e um lindo clima de romance no ar, embalado por músicas deslumbrantes.
Baseado no romance original Anna e o Rei do Sião de Margareth Landon, que inspirou dois filmes, Anna e o Rei do Sião (1946, com Rex Harrisson e Irene Dunne) e Anna e o Rei (1999, com Jodie Foster), além da versão cinematografica do musical, que imortalizou Yul Brynner e foi vencedora de vários Oscar®, O Rei e Eu é um espetáculo para toda a família que conta com um elenco de mais de 60 atores, incluindo 15 crianças, 500 figurinos orientais e ocidentais e 10 cenários grandiosos.

Para os que ficaram com água na boca e não poderem assistir o musical,
 em 1999 Jodie Foster interpretou Anna no filme "Anna e o Rei".


4 comentários:

Rodrigo Rodrigues disse...

Bem legal Beto, sorte a sua presenciar um espetáculo como este!
Pelos comentários e por conversas que temos percebo que a área da educação lhe atrai bastante.
Sendo assim deveria tornar esse interesse em ação, pois tenho para mim (enquanto Sobrinho) que daria um ótimo "transformador".

Abraços Rodrigo

Roberto Geronimo - Beto disse...

Sem dúvida Rodrigo, assistir a um espetáculo dessa grandeza é realmente uma grande sorte, fico pensando em grandes montagens sobre a nossa história e personagens, imagine um super musical contando a saga de Lampião ou Zumbi? Sobre ser transformador: Todos nós (Eu, sua Mãe, A Dafny, Vó Bene,os mais experientes da família) somos e essa transformação será notada em você e nos seus primos. Ainda assim estou cursando Letras isso também.
Grande Abraço!

Blogduarte disse...

Vi as duas versões cinematográficas desta história,e gostei bastante. Tenho curiosidade de ver esta versão para os palcos brasileiros, principalmente pela atuação do Tuca Andrada. Assisti com ele o musical sobre a vida do cantor Orlando Silva, onde ele fazia o próprio Orlando. Foi uma atuação brilhante. Depois de ler este seu comentário, me sinto mais disposto a me locomover até o distante Teatro Alpha (ando tão preguiçoso) para conferir o espetáculo. Abraços

Roberto Geronimo - Beto disse...

Apesar de distante, o teatro Alpha é uma boa casa de espetáculos e a montagem de O Rei e Eu comprova isso! O valor da entrada é um pouco salgado, no entanto, as quintas feiras o ingresso tem preço é único. Vale a pena!