quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eduardo e Monica - Plágio Publicitário

Sucesso absoluto - Eduardo e Monica - é considerado um dos maiores plágios da história da publicidade Tupiniquim. Há alguns anos a música serviu de tema para campanha da ATL. O que eu acho? Nota 10 de resultado - é um dos vídeos mais acessados no youtube - e Nota 1,5 de criatividade. A música é um roteiro pronto e, apesar de toda tecnologia desprendida para fazer a peça, não gostei do resultado. Não há inovação ou qualquer tentativa de releitura da obra de Renato Russo. By the way, o que será que o líder da lendária banda acharia de tudo isso? Os que conheceram o ícone dizem que não apoiaria a idéia de jeito algum. Pudera, contestador da influência americana em terras Brazucas, Renato escreveu o que melhor se cantou na década - que até há pouco tempo era perdida e agora só se revisita - Que país é esse?!! Bradaria o letrista e vocalista.
Só lamento que um hino da música de fogueira tenha se tornado mais uma peça publicitária. Com certeza cada pessoa que foi adolescente nos idos de 1980 tem essa estória em sua cabeça, como em um filme - outro exemplo é Faroeste Caboclo.
Algumas reações também me surpreende, li muitos comentários de pessoas que acharam a peça publicitária uma obra de arte. Na minha opinião ou é Arte ou é publicidade, não podem ser a mesma coisa. Pelo simples fato de que não se usa Arte para convencer às pessoas à consumirem produtos ou, trocando em miúdos, qualquer Arte perde o seu valor quando é usada para fins publicitários.
Simple like that!

Não vou postar o vídeo, quem quiser que procure no Youtube.





5 comentários:

André Braga disse...

pô cara, ficou legal... rsrs

Roberto Geronimo - Beto disse...

Depende da análise, podemos dizer que sim, ficou legal. Só que dizer que uma peça feita pela África usando um dos maiores hits q a música jovem já produziu ficar "legal" é muito pouco. Esperava mais, muito mais!!!
De qualquer forma, sou suspeito para falar de Publicidade, sempre tenho o olhar desconfiado.

Rodrigo Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Rodrigues disse...

Concordo plenamente, mister! Poste mais reflexões deste tipo. É o tipo de análise que não só demonstra o olhar crítico do autor como nos faz pensar um pouco e, quem sabe, parar de considerar as informações que chegam a nós, principalmente as publicitárias, de forma tão superficial... Abraço!

Rodrigo Rodrigues

Frank disse...

Hi Roberto, this is Frank from Natively Speaking Comics... there is no way to reply to your comments on my blog if you delete them. (I receive the emails in my Google account, but I don't have a reply email for you because it shows a Google "no-reply" address)... thanks for the comments... but why don't you leave them on my blog so I can reply to you?
Abs,
Frank