sábado, 9 de outubro de 2010

Eleição 2010 e a falta de propostas

A polarização PT/PSDB se fez valer mais uma vez. No segundo turno teremos o embate entre tucanos e petistas, algo que vem se repetindo pelas últimas 4 eleições presidenciais, ou seja, são quase 20 anos com apenas 2 partidos no poder.

A campanha que os trouxeram até aqui se mostrou incapaz de apresentar alternativas e propostas para os próximos 4 anos. Dilma e Serra, seguindo seus gurus marketeiros, investem em questões polêmicas – o aborto parece ser a bola da vez – e as principais mazelas da população são escanteadas. O continuísmo, proposto por Dilma, destaca o desempenho favorável da economia Tupiniquim. No entanto, os erros estratégicos e o grande número de denúncias de corrupção são negligenciados, como se o atual governo fosse um exemplo de competência em todas as áreas. Sabemos que não. Serra não fica distante e se aliena em busca de votos, fazendo alianças com qualquer um que possa angariar votos à sua candidatura. O tucano, que busca repetir FHC, parece esquecer que está enfrentando uma candidata apoiada por um governo com algo em torno de 80% de aprovação. Ter uma agenda definida com propostas – contra o continuísmo – é o mínimo que se espera de um candidato de oposição. O tucano ainda não entendeu que só está no segundo turno devido à onda verde que atende pelo nome de Marina Silva, e que se realmente pretende virar o jogo nas urnas, precisa definir metas de campanha e deixar de “esconder” seu principal trunfo: o ex-presidente FHC.

Enquanto isso a imprensa brasileira grita e esperneia para quem quiser ouvir que Lula é ditador e o compara a Mussolini. O Estadão, em editorial, declarou apoio à Serra em nome da democracia e do direito de imprensa livre. O mesmo Estadão dispensou articulista por escrever coluna contando os pontos favoráveis do programa Bolsa Família. Trocando em miúdos: dependendo do lado do balcão, democracia e liberdade de imprensa são indispensáveis.

Com a campanha em pleno curso, só nos resta esperar a definição de Marina Silva – a candidata verde surge como fiel da balança. Os candidatos devem se ocupar em debater propostas de governo para o próximo mandato e deixar de lado as estratégias marketeiras que faz dessa eleição um mero concurso de popularidade.

2 comentários:

André Braga disse...

Cara, essas eleições foram uma das piores, só brigas e polêmicas. O Serra tá num mato sem cachorro, não sabe o que faz pra ganhar voto.
Isso sem falar nos Tiriricas e na Roriz, a coisa mais bizarra que já aconteceu em pleitos eleitorais.
Realmente Betão, o Brasil ainda não sabe votar. Lamentável.

Roberto Geronimo - Beto disse...

Concordo, essa eleição está muito ruim. O Serra parece um coitado, sem carisma, sem FHC, só faz uso dos marketeiros. A Dilma é fantoche do Lula. É lamentável com tantas oportunidades - Olimpíada e Copa - e a população refém dessa polarização que só faz o país andar para trás.

Vamos torcer para que a Marina não venda a alma e possa ser uma real opção na próxima.

Valeu!